Espólio

Espólio da Ex-Diamang na Universidade de Coimbra

O espólio da ex-Diamang – Companhia de Diamantes de Angola, existente na Universidade de Coimbra, é composto por dois núcleos distintos.

Um primeiro núcleo foi objeto de aquisição pelo Centro de Estudos Africanos associado ao Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, e a cujas atividades de investigação e ensino estava associado o Museu Antropológico da Universidade de Coimbra.

Esse primeiro núcleo foi adquirido com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Junta Nacional de Investigação Científica no âmbito de um projeto de investigação da responsabilidade do Prof. Manuel Laranjeira Rodrigues de Areia (projeto JNICT 443/87). No âmbito deste projeto, o núcleo inicial foi detalhadamente descrito na publicação de 1995, Diamang, Estudo do Património Cultural da ex-Companhia de Diamantes de Angola, Coimbra, Museu Antropológico da Universidade de Coimbra.

Este primeiro núcleo é composto por materiais arquivados em Lisboa, na Sede dos Serviços Culturais da ex-Companhia, e inclui um acervo etnográfico, um acervo bibliográfico, um acervo audiovisual (filmes, fitas magnéticas e discos), um acervo fotográfico e um acervo documental composto por relatórios das secções relacionadas com a atividade cultural da ex-Companhia, designadamente a que foi produzida no âmbito das atividades do Museu do Dundu.

A este primeiro núcleo se veio juntar, nos finais dos anos noventa, um segundo núcleo documental, colocado em depósito na UC pela empresa que sucedeu, em Portugal, aos destinos da ex-Companhia de Diamantes de Angola, a Sociedade Portuguesa de Empreendimentos.

Trata-se de documentação muito variada, que abrange vários outros serviços da ex-Companhia (de Assistência e Propaganda à Mão de Obra Indígena, de Educação, Médicos, de Urbanização e Saneamento, para dar alguns exemplos) bem como de empresas acionistas da ex-Companhia (Banco Nacional Ultramarino, por exemplo) ou empresas das quais a ex-Companhia foi acionista (Angoil, Cervejang, ou Cotonang, p.e.).

Parte desta documentação tem sido tratada por investigadores, e esse tem sido, de resto, o principal critério de divulgação do material em linha.

Disponibilizar este espólio documental é o principal objetivo do projeto diamang digital.

Simultaneamente, o projeto compreende a intenção e práticas de conservação, mediante a digitalização dos diferentes materiais que o integram e sua disponibilização para consulta em suporte digital.

Neste processo, em curso, os procedimentos adotados seguem as normas de produção de arquivos digitais emanadas da Unesco.

Patrocínio

  • Fundação ESCOM

Parceiros Institucionais

  • Universidade de Coimbra
  • Centro em Rede de Investigação em Antropologia
  • Museu do Dundo